O conhecimento é resultado de um número enorme de fatores. Dentre eles podemos citar a participação. Como assim, participação?
Leia com atenção a frase dita pelo intelectual da educação brasileira, Paulo Freire:
"Conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. E é como sujeito e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer."
Na gramática de nossa língua, o sujeito é sempre aquele que participa da ação, que faz com que a ação dada pelo verbo ocorra. E o objeto é aquilo ou aquele que sofrerá a ação do sujeito. Ou seja, segundo Paulo Freire, o ato de conhecer é fruto da ação participativa daquele que quer conhecer e somente enquanto agente participativo, é que o homem conhece.
Criando um paralelo com o mundo da educação, podemos afirmar que o professor e o aluno são sujeitos da ação "conhecer". Portanto ambos, necessariamente, precisam estar convictos de que somente com a participação mútua no ato de conhecer, é que o processo ensino-aprendizagem irá se estabelecer na relação professor-aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário