
A palavra Autonomia deriva do grego, onde
autos significa
"por si só", e
nomós que pode ter dois significados: "lei" ou "território". Ou seja, a autonomia discente, na concepção da Árvore Tutoria Educacional, nada mais é do que o Professor Tutor permitir que o aluno, por si só, percorra os territórios dos saberes e conteúdos utlizando seus conhecimentos, sendo o educador uma peça fundamental na orientação do caminho que o aluno deve tomar. Freire (1996), discute exatamente este ponto de vista em seu
Pedagogia da Autonomia, que apresenta propostas de práticas pedagógicas necessárias à educação como forma de construir a autonimia dos educandos, valorizando e respeitando sua cultura e seu acervo de conhecimentos empíricos junto à sua individualidade.
O Professor Tutor da Árvore Tutoria Educacional se utiliza de ferramentas pedagógicas para que o aluno seja indagado e instigado a analisar determinado conteúdo, sendo a curiosidade uma arma propurssora para formar sua autonomia discente. Esta é a nossa missão. Este é nosso objetivo.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da Autonomia - Saberes Necessários à Prática Educativa Editora Paz e Terra. Coleção Saberes. 1996 36ª Edição
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